Pomo de Ouro



"Este ... é o Pomo de Ouro, e é a bola mais importante do jogo. É muito difícil de pegar porque é muito rápido e difícil de ver. É função do apanhador pegá-la."

—Descrição de um pomo de ouro.

 

O Pomo de Ouro, geralmente chamado simplesmente de Pomo, é a terceira e menor bola usada no Quadribol. É uma esfera dourada do tamanho de uma noz com asas douradas. Ele voa pelo campo de quadribol em alta velocidade, às vezes parando e pairando no lugar. O objetivo do apanhador é pegar o pomo antes do apanhador do outro time, o que vale cento e cinquenta pontos. O jogo só pode terminar quando o Pomo for capturado, ou por acordo mútuo dos Capitães das duas equipes; o último é muito raro, no entanto, pois uma equipe teria que perder.

 

A regra de quadribol também afirmava que apenas o apanhador dos dois times tem o direito de pegar (ou tocar) o pomo, qualquer jogador que não seja o apanhador comete uma falta chamada de bufão.

 

HISTÓRIA

O Pomo de Ouro originalmente não era uma bola, mas um pequeno pássaro mágico chamado Pomorim Dourado. Foi introduzido em 1269, quando o Chefe do Conselho dos Bruxos, Barberus Bragge, lançou um Pomorim Dourado durante uma partida de Quadribol, oferecendo uma recompensa de 150 galeões ao jogador que o pegasse.

 

Depois disso, tornou-se costume soltar Pomorins assustados durante os jogos. Em homenagem a Bragge, 150 pontos foram dados ao time que pegou o Pomorins. Esta mania de pegar Pomorim naturalmente prejudicou a população do pássaro (já que Pomorins são pássaros muito frágeis, e um simples aperto humano é suficiente para esmagá-los até a morte), mas a comunidade bruxa então não estava disposta a parar essa atividade bárbara e só parou de usar os Pomorins quando o pássaro foi rotulado como em perigo.


Um substituto para o Pomorim Dourado foi procurado, e o hábil encantador de metais Bowman Wright inventou o Pomo de Ouro para substituí-lo. O pomo pesava exatamente o mesmo que um Pomorim, e suas asas rotativas imitavam as do pássaro, permitindo que ele mudasse de direção e velocidade como sua contraparte viva.

 

Uma história sobre o pomo é que, durante uma partida em Bodmin Moor em 1884, ele conseguiu evitar a captura por seis meses, até que ambas as equipes finalmente desistiram de desgosto com o desempenho de seus apanhadores. Bruxos e bruxas da Cornualha insistem até hoje que o pomo ainda é selvagem na área, o que é possível devido às suas propriedades mágicas.

 

MEMÓRIA

Os pomos têm memórias carnais e lembram o toque da primeira pessoa que os manipulou, no caso de uma captura disputada. Todos, inclusive o criador, devem usar luvas ao manusear o pomo até liberar uma para cada jogo. Por isso, um novo pomo deve ser usado para cada jogo.


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