"Este ... é o Pomo de Ouro, e é a bola mais importante do
jogo. É muito difícil de pegar porque é muito rápido e difícil de ver. É função
do apanhador pegá-la."
—Descrição de um pomo de ouro.
O Pomo de Ouro, geralmente chamado simplesmente de Pomo, é a terceira
e menor bola usada no Quadribol. É uma esfera dourada do tamanho de uma noz com
asas douradas. Ele voa pelo campo de quadribol em alta velocidade, às vezes
parando e pairando no lugar. O objetivo do apanhador é pegar o pomo antes do
apanhador do outro time, o que vale cento e cinquenta pontos. O jogo só pode
terminar quando o Pomo for capturado, ou por acordo mútuo dos Capitães das duas
equipes; o último é muito raro, no entanto, pois uma equipe teria que perder.
A regra de quadribol também
afirmava que apenas o apanhador dos dois times tem o direito de pegar (ou
tocar) o pomo, qualquer jogador que não seja o apanhador comete uma falta
chamada de bufão.
HISTÓRIA
O Pomo de Ouro originalmente não
era uma bola, mas um pequeno pássaro mágico chamado Pomorim Dourado. Foi
introduzido em 1269, quando o Chefe do Conselho dos Bruxos, Barberus Bragge,
lançou um Pomorim Dourado durante uma partida de Quadribol, oferecendo uma
recompensa de 150 galeões ao jogador que o pegasse.
Depois disso, tornou-se costume
soltar Pomorins assustados durante os jogos. Em homenagem a Bragge, 150 pontos
foram dados ao time que pegou o Pomorins. Esta mania de pegar Pomorim
naturalmente prejudicou a população do pássaro (já que Pomorins são pássaros
muito frágeis, e um simples aperto humano é suficiente para esmagá-los até a
morte), mas a comunidade bruxa então não estava disposta a parar essa atividade
bárbara e só parou de usar os Pomorins quando o pássaro foi rotulado como em
perigo.
Um substituto para o Pomorim
Dourado foi procurado, e o hábil encantador de metais Bowman Wright inventou o
Pomo de Ouro para substituí-lo. O pomo pesava exatamente o mesmo que um Pomorim,
e suas asas rotativas imitavam as do pássaro, permitindo que ele mudasse de
direção e velocidade como sua contraparte viva.
Uma história sobre o pomo é que,
durante uma partida em Bodmin Moor em 1884, ele conseguiu evitar a captura por
seis meses, até que ambas as equipes finalmente desistiram de desgosto com o
desempenho de seus apanhadores. Bruxos e bruxas da Cornualha insistem até hoje
que o pomo ainda é selvagem na área, o que é possível devido às suas
propriedades mágicas.
MEMÓRIA
Os pomos têm memórias carnais e
lembram o toque da primeira pessoa que os manipulou, no caso de uma captura
disputada. Todos, inclusive o criador, devem usar luvas ao manusear o pomo até
liberar uma para cada jogo. Por isso, um novo pomo deve ser usado para cada
jogo.
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